NOS DÁ INÍCIO A PROGRAMA DE ALFABETIZAÇÃO EM NOSSA SENHORA DO SOCORRO-SE

Nova Organização Socialista-NOS, município de Socorro-SE

Começou nesta quarta-feira, 16, a primeira aula de alfabetização no Parque Nossa Senhora de Fátima, comunidade que fica na cidade de Nossa Senhora do Socorro em Sergipe. A primeira turma começou com 15 alunos inscritos entre jovens e adultos. Inicialmente foi realizada a escolha dos temas geradores para o desenvolvimento das atividades de leitura e escrita, os principais interesses foram: direitos humanos, comida, política, trabalho, saúde, saneamento. Os materiais como cadernos, lápis e borracha, cartolinas foram obtidos com doação e todos participaram da aula. Lendo e escrevendo de forma bem participativa

“Importante que todos saíram da primeira aula com uma estima alta porque conseguiram escrever já no primeiro dia”, relata a Professora Sônia Meire, mestra em Educação pela Universidade Federal de Sergipe e doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte,  que é uma das responsáveis pelo projeto. As aulas ocorrem na casa de militantes, mas faz parte do projeto estabelecer convênios para ampliar a atividade.

“A primeira noite passou tão rápido que nem nos demos conta. Está será uma experiência muito rica para todos”

A proposta é ter na escola do bairro salas disponíveis para realizarmos a Educação de Jovens e Adultos – EJA. Por enquanto, as aulas ocorrem em dois dias na semana, que conta também com outros professores e professoras militantes ou não, para fazer esse trabalho.

Também serão desenvolvidos como conteúdo trabalhos em sala de aula que envolva a cultura, com jovens da turma que fazem rap.

As aulas iniciam às 19h e terminam às 21h. “A primeira noite passou tão rápido que nem nos demos conta. Está será uma experiência muito rica para todos”, contou a Profª Sônia Meire. Também há uma demanda grande para conclusão do ensino fundamental e médio, são planos para o futuro, faz parte das metas do projeto em breve abrir uma nova turma para atender esse público. O projeto precisa de apoio e de materiais para leitura e transporte para a equipe pedagógica, e de mais gente disposta a contribuir. Abaixo algumas imagens do registro da atividade.